Pele

Tipos de pele: quais existem? Parte II

Em nosso último artigo, primeiramente mencionamos os 16 tipos de pele, definidos pelo sistema de classificação sugerido pela Dra. Leslie Baumann. Abordamos detalhadamente, os primeiros oito tipos, que tratam da pele oleosa e suas variações. Neste novo artigo, finalmente abordaremos os oito tipos da pele seca, e melhor forma de cuidar deles.

pele seca

Pele Seca e Sensível, Pigmentada e Enrugada

Esta pele tem dificuldade em encontrar produtos que não provoquem, ardência ou irritação na pele. Às vezes a pele é tão sensível e seca que descama. Por exemplo, a vermelhidão, o rubor facial, e a acne são comuns e feridas ou traumas ocorrem com frequência.

Primeiro, evite sabonetes e produtos de limpeza de maquiagem que sejam adstringentes, e esfoliantes. Use o hidratante de manhã, de tarde e à noite e experimente associá-lo à águas termais (em spray) para incrementar a hidratação. Segundo sua pela exige rotina de cuidados e sua hidratação vai ter hora marcada, ok?

Seca, Sensível, Pigmentada e Firme

Toda pele seca e sensível deve evitar detergentes ou produtos adstringentes que vão ressecá-las mais ainda. Experimente o sabonete líquido hidratante da Novah. Limpa, mas reduz a desidratação causada pela água ou sabonetes comuns. De maneira idêntica, cuidado para que o sol não cause lesões. A aspereza será combatida com hidratantes aplicados com disciplina militar.

Se surgirem eczemas ou dermatites, procure orientação médica para eventual uso de anti-inflamatórios. Em outras palavras cuide e hidrate sempre. Cuidado com produtos que agridam a sensibilidade da pele. A dica é passar só um pouquinho de um produto novo numa região mais escondida do pescoço, por exemplo, antes de o produto conquistar sua confiança. Se aparecerem manchas escuras, procure um médico imediatamente.

Pele Seca, Sensível, Não Pigmentada e Enrugada

Pele clara, seca e sensível. Difícil, né? Assim como o sol agride, produtos muito adstringentes também. Limpar sem desidratar é o desafio. Nosso sabonete líquido hidratante é a solução. Procure hidratá-la sempre e evite ambientes secos (ar condicionado). Foi obrigada a ficar muito tempo neste ambiente seco? Procure fazer uma máscara com nossos hidratantes que levam sementes de uvas e cafeína para uma hidratação profunda e auxiliam na prevenção às rugas.

Evite produtos com vitamina C, ácido retinóico ou o óleo de coco. Este último, é ótimo hidratante, mas seu uso contínuo pode ocasionar acnes, mesmo sobre a pele seca.

Seca, Sensível, Não Pigmentada e Firme

Vermelha e ressecada, esta pele precisa ser bem estruturada com a utilização de ácidos graxos, ceramidas e colesterol. Mas cuidado pois vários produtos cosméticos podem desencadear sensibilidades e alergias. Nesse sentido, produtos que levem álcool ou adstringentes precisam ficar longe desta pele.

Use o retinol ou ácido retinóico (desde que receitado por dermatologistas) para atenuar rugas e sinais. Além disso experimente a vitamina C, para aumentar a produção de colágeno e ajudar a reduzir manchas. Antioxidantes precisam estar presentes nos seus cremes hidratantes.

Pele Seca, Resistente, Pigmentada e Enrugada

Por ser resistente, esta pele às vezes só é lembrada na hora de combater as rugas. Novamente deve-se prevenir e tratar o aparecimento de manchas escuras. Portanto, para evitar descamações e rugas precoces: hidratação contínua, de preferência com produtos que contenham protetor solar durante o dia e produtos com retinol e vitamina K para a noite.

Rosto e pescoço são as principais vítimas das rugas. Não desespere: evite peeling químico ou tratamentos a laser que podem prejudicar muito a pele seca.

Seca, Resistente, Pigmentada e Firme

Um dos tipos mais comuns, esta pele praticamente não tem problemas com oleosidade ou erupções. No entanto, com a idade a secura vai agravando manchas e ou placas escuras, podendo desenvolver coceiras e descamação. Hidratar sempre, de preferência com filtros solares durante o dia.

Finalmente, procure produtos que hidratem profundamente e desenvolva uma rotina de reaplicação em vários momentos do dia. Visite o dermatologista mesmo quando tudo parecer que está bem. Seus joelhos e cotovelos ressecados vão sempre lembrá-la que é hora de passar o hidratante.

Pele Seca, Resistente, Não Pigmentada e Enrugada

Esta pele tem poucas irritações, acnes e erupções, na juventude, mas na meia idade a pele fica delicada, frágil e com sardas ou algumas descolorações. Simultaneamente, podem haver problemas de bronzeamento e aumento de ressecamento. As rugas são incômodos constantes.

Não use sabonetes que ressecam, produtos à base de álcool ou adstringentes. Ou seja, use produtos ricos em antioxidantes como vitamina C e E, chá verde e coenzima Q10 para sua hidratação. Além disso, com mais idade, use produtos à base de retinol, sempre com prescrição médica. Para prevenir rugas, creme com ácido hialurônico, colágeno e elastina.

Seca, Resistente, Não Pigmentada e Firme

Pele de fácil cuidado. Você deve lembrar daquela amiga adolescente que não tinha quase nada de acne, nenhuma oleosidade e sem sardas. Ao envelhecer a pele continua com a aparência muito boa, mas resseca um pouco. Poucos problemas de pele serão dignos de nota, você terá facilidade de usar qualquer produto, pele uniforme, com poucas erupções, se tiver.

Sem maiores exigências, hidratantes tradicionais, à base de glicerina e água de rosas, são baratos e eficientes para esse tipo de pele.

Com o exposto no artigo anterior, esses são os 16 tipos de pele segundo o Sistema Baumann de classificação da pele. Descobriu qual o seu tipo ?

Uma vez que você compreende o seu tipo de pele, o tratamento não é complicado, nem caro. Não é preciso usar quantidade enorme de produtos e sim concentrar-se naqueles que sua pele precisa realmente. Conheça toda a linha DERMO da Novah Cosmetics, mas primeiro, conheça bem o seu tipo de pele

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *