Pele

Tipos de pele: quais existem? Parte I

Certamente você já foi atendida em alguma loja de produtos para a pele e te perguntaram: qual o seu tipo de pele? Normalmente classifica-se a pele (especialmente a do rosto) em quatro tipos: normal, seca, oleosa ou mista. Essa classificação costuma orientar a escolha de produtos para cuidar e proteger o rosto.

tipos de pele

Porém, há poucos anos a médica dermatologista americana Leslie Baumann realizou um estudo com milhares de pacientes durante oito anos. Ela criou um sistema onde a pele pode ser classificada em 16 tipos.

O sistema Baumann considera:

– O grau de hidratação da pele: oleosidade versus secura;

– A sensibilidade da pele: resistência versus sensibilidade;

– Quão pigmentada a pele é: pigmentação versus não pigmentação;

– E a tendência a rugas: firmeza versus enrugamento.

A combinação entre estes quatro fatores leva aos 16 tipos de pele. Eles podem ser descritos de forma resumida assim:

Pele oleosa, sensível, pigmentada e propensa a rugas

Bronzeia facilmente, por isso, se não for protegida, pode apresentar manchas escuras ou vermelhas e rugosidade. Por ser sensível e oleosa, ainda pode sofrer com espinhas e inflamações ou ainda com aqueles vasos fininhos mais evidentes. Exige protetor solar sempre e um cuidado constante para evitar a oleosidade demasiada. Lavar o rosto algumas vezes ao dia e usar o protetor solar em seguida. À noite, aplique um antiage com ação sobre as rugas. Evite os produtos que contém ácidos e cuide das rugas com um antiage como o da Novah, cujo princípio ativo (Jambu ou Jambo) tem efeitos anti-inflamatórios significativos.

Pele oleosa, sensível, pigmentada e firme

Por ser firme (ao contrário do primeiro tipo) esta pele parece resistir melhor aos efeitos do sol, mas sua sensibilidade e oleosidade não tardam a promover irritações, manchas e acnes. Assim, por ser sensível o uso de esfoliante deve ser minimizado e o cuidado diário inclui a limpeza (obrigatória e constante), a hidratação e o uso de cremes com substâncias calmantes e cicatrizantes naturais como a camomila e o aloe vera.

Categoria: pele oleosa, sensível, não pigmentada e propensa a rugas

Não pigmentada aqui significa menor quantidade de melanina, pele clara e aí você já sabe: tem que proteger do sol. Se não proteger, lá vem as manchas. É uma pele que se queima (avermelha) e não fica bronzeada. Os cuidados com a acne e com as rugas precisam ser redobrados. Então é preciso ter um controle absoluto do sol sobre a pele (protetor e exposição moderada nos horários certos), limpeza e hidratação – este é o pacote de cuidado necessário. Evite produtos à base de álcool e vitamina C. Use Sérum com antioxidante como o da Novah e produtos anti-inflamatórios e calmantes. Procure um médico para orientar quanto a eventuais dermatites.

Pele oleosa, sensível, não pigmentada e firme

Parecida com a anterior, pode apresentar vermelhidão ou rosácea muito facilmente. Deve-se proteger este tipo de pele mesmo que não apresente rugas, pois a sensibilidade aliada à falta de pigmentação pode ser perigosa, favorecendo o aparecimento de um câncer e ninguém quer isso. Então: protetor solar, hidratação noturna e diurna. Limpe a pele por conta da oleosidade, mas não a deixe desprotegida. Ao primeiro sinal de inflamação, procure o(a) dermatologista para tratamento imediato e saia do sol! Evite produtos à base de ácidos e abuse daqueles que tem ingredientes anti-inflamatórios como o jambu, aloe vera, camomila ou azuleno.

Tipo de pele oleosa, resistente, pigmentada e enrugada

Esta pele, por ser resistente e pigmentada sofre um pouco menos a ação do sol, mas as rugas acabam por aparecer. As acnes pedem cuidado dobrado. Poros abertos podem inflamar com facilidade então mantenha a pele limpa, hidratada e se necessário utilize produtos calmantes e cicatrizantes. Você pode usar protetores solares com fatores de proteção menores, mas não pode prescindir de usá-los. Por ser mais resistente, o uso de esfoliante pode auxiliar limpezas mais profundas, como os que utilizam micropartículas de carvão ativado, mas use com moderação. Experimente cremes com vitamina C ou chá verde para as rugas. Retinol e ácido glicólico também são bem vindos.

Pele oleosa, resistente, pigmentada e firme

Algumas manchas podem exigir atenção especial. Por ser mais fácil de cuidar, algumas pessoas que tem esta pele esquecem da hidratação, da proteção solar e de cuidar de eventuais acnes. Aproveite: se você se bronzeia com facilidade, um pouquinho de cuidado já fará muita diferença. Experimente produtos à base de vitamina C e ácido glicólico.

Pele oleosa, resistente, não pigmentada e propensa a rugas

Costuma ser a pele “padrão” para o desenvolvimento de produtos de pele. Cuidados na hora de se bronzear e com eventuais excessos de oleosidade podem ser diferenciais no tratamento. Mas as rugas são um problema, então: proteja-se durante o dia e usar o antiage da Novah Beauty Care à noite. A pele clara continua exigindo os cuidados com o sol. Experimente nossos Antiage Dia e Noite para ver a diferença em algumas semanas de uso!

Pele oleosa, resistente, não pigmentada e firme

Pele perfeita? Nem tanto. O sol continua sendo perigoso para a pele clara. O fato de a sua pele ser firme e resistente não significa que a oleosidade não possa causar estragos. Limpar, hidratar, proteger. Repita. Evite os hidratantes gordurosos, espessos. Experimente as loções sem óleo ou gel hidratante. Talvez nosso sabonete líquido hidratante já proporcione o cuidado que você precisa.

Ainda temos outros oito tipos, aqueles que são baseados em pele seca. Vamos falar um pouco de cada uma delas no próximo artigo, ok?

Não esqueça que os tipos de pele podem variar um pouco com a idade, alterações de clima, estado de saúde, hidratação e alimentação.

Cuide sempre de sua pele, visite um(a) dermatologista regularmente e procure desenvolver bons hábitos alimentares e atividades físicas. Sua pele agradece.

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *