Pele

Como cuidar da pele do rosto no inverno

Estamos em pleno inverno e a estação mais fria no ano exige alguns cuidados redobrados com a nossa pele, principalmente da face. E não existe “idade certa” quando o assunto é cuidado com a pele do rosto. Todas nós adoramos ter uma cútis saudável, macia e bem hidratada, independente da faixa etária, etnia ou qualquer outro fator, certo? O importante é expressar sua beleza do seu jeito, valorizando a si mesma.

pele do rosto

Confira a seguir algumas dicas de como manter uma aparência saudável, com maciez e vitalidade, aproveite para compartilhar essas dicas com as amigas e os familiares:

Primeiro passo: limpeza

Não há como escapar, em qualquer época do ano e mesmo com a loucura do dia a dia, a limpeza é fundamental. Lave o rosto ao menos duas vezes por dia: uma ao se levantar e outra ao ir dormir, sempre com um sabonete neutro, gel de limpeza ou um produto mais indicado para seu tipo de pele, seja ela seca, oleosa, etc, como por exemplo, sérum ou água termal.

Após a limpeza, o ideal é aplicar um tônico para reequilibrá-la. Mas atenção: alguns contam com álcool na fórmula, o que pode ser agressivo para a sua pele no inverno. Para quem possui pele oleosa ou mista, sugerimos usar um tônico com menor concentração alcoólica. Caso sua pele já seca, o melhor é optar por um produto sem álcool.

Cuide da pele do rosto com os produtos certos

O frio mais intenso requer uma atenção maior à hidratação do rosto. Você é capaz de manter a umidade da pele optando por produtos com ativos como ácido hialurônico, alantoína, vitamina E e ureia, ideais para o tempo mais seco.

Este é o momento de fazer pequenos ajustes nos produtos que você já usa. No inverno, vale a pena escolher um sabonete menos agressivo e mais hidratante, por exemplo. Quem tem a pele mais seca pode apostar em um leite de limpeza. E se você possui a pele mais oleosa, pode substituir o sabonete em barra pelo líquido, já que esta é uma opção de formulação mais suave.

Atenção à temperatura do banho

A hora de tomar banho é um momento muito esperado nos dias mais frios, seja para dar aquela relaxada ou para se esquentar um pouquinho mais. No entanto, aqui vai uma valiosa dica: resista à tentação de deixar a água muito quente. Isso acaba removendo a camada de gordura natural da pele do corpo todo, mas sentimos esse efeito de maneira mais intensa no rosto. O ideal, portanto, é deixar a água em uma temperatura morna, o suficiente para você se sentir aquecida e confortável durante o banho

Quem tem pele oleosa sofre ainda mais com essa situação, uma vez que a água quente aumenta a produção sebácea, pois as glândulas consideram que a pele está ressecada demais.

Por outro lado, as pessoas com a pele mais seca têm o problema oposto: as glândulas não são capazes de repor essa camada natural de gordura. O resultado? Uma face de aparência pouco saudável, opaca e craquelada.

Não se esqueça do protetor solar

Sempre se lembre de aplicar filtro solar facial diariamente, mesmo que o dia esteja nublado. Esse produto protege a pele do rosto contra os raios ultravioleta A e B, que são capazes de passar pelas nuvens e provocar queimaduras e danos profundos à pele. 

Um detalhe: dermatologistas indicam o uso de filtro solar até mesmo em casa, para proteger nosso rosto da luz que entra pela janela, de lâmpadas e até mesmo de aparelhos eletrônicos, como TVs e computadores. Pode não parecer, mas essa luminosidade também pode causar envelhecimento da pele, rugas e manchas.

No entanto, como não costumamos nos expor tanto ao sol no inverno (principalmente neste período de quarentena), o fator do protetor solar não precisa ser tão alto. O FPS 15 é o suficiente para o dia a dia. Que tal influenciar todos na sua casa a adotar o hábito de passar filtro solar diariamente?

A alimentação auxilia a pele do rosto!

A pele do rosto também deve ser cuidada de dentro para fora. Como? Por meio de uma alimentação saudável e equilibrada. Temos a tendência de descuidar um pouco da dieta nos meses mais frios, mas esse desleixo pode trazer consequências ruins para você.

Nossa sugestão é continuar consumindo alimentos fontes de vitaminas e minerais, como legumes, verduras e frutas. Acerola, laranja, limão e morango são alguns exemplos de frutas ricas em vitamina C, uma ótima aliada contra o envelhecimento da pele, auxiliando na produção de colágeno. 

Já as oleaginosas, como castanhas, nozes e amêndoas, possuem vitamina E, selênio e antioxidantes. A soja é outra excelente opção para o inverno. Uma vez que possui isoflavonas, o alimento melhora a elasticidade da pele e evita seu ressecamento.

E você, o que está fazendo neste inverno para cuidar da pele do rosto? Conte pra gente nos comentários.

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *