Estilo de vida

Influência da moda e o seu próprio estilo

Estilo, costumes, vestuário e muito mais. Saiba como a influência da moda pode fazer parte do nosso dia a dia.

Trajes sociais, peças básicas do dia a dia, roupas de banho e praticamente todas as vestimentas que fazem parte de nossa vida sofrem constantemente a influência da moda. Através dela, podemos ser caracterizadas como mulheres independentes, aventureiras, de espírito livre e muito mais. Afinal, diversas vezes nossa aparência nos define mais do que nossos pensamentos e ideais, não é verdade? 

influência da moda

Para você saber mais sobre o assunto e se sentir confortável seguindo ou não as tendências do momento, preparamos o seguinte material. Confira! 

Qual a verdadeira influência da moda? 

Escolher entre um estilo ou outro de roupa pode parecer simples para algumas pessoas, não é mesmo? Mas alguns fatores complexos entram em jogo quando o assunto é moda e sua influência ao redor do mundo. 

Para criar uma roupa ou escolher o tecido de uma determinada confecção, por exemplo, o estilista precisa realizar muita pesquisa. Ou seja, as diversas opções que preenchem as vitrines das lojas ou habitam o seu guarda-roupa não estão nesses lugares por acaso.  

Afinal, a moda tem o poder transformador dentro de uma sociedade. Ela é capaz de alterar comportamentos conservadores, diferenciar grupos específicos e empoderar as pessoas. E claro, todos esses aspectos devem ser levados em consideração no desenvolvimento das vestimentas. Além disso, a influência da moda na sociedade atual é imensa. Isso porque, podemos nos vestir como bem entendemos, independentemente da cultura em que estamos inseridos.  

Hoje não é possível, por exemplo, dizer de onde uma pessoa é apenas ao observar suas vestimentas. Isso porque, tendências criadas no Japão ganham o mundo em questão de semanas e podem fazer parte das suas roupas prediletas aqui no Brasil. 

Por fim, conceitos importantes no mundo da moda são postos em prática depois de muito estudo e trabalho, ajudando a espalhar e solidificar a influência da moda no planeta. 

Moda e identidade 

Suas vestimentas estão diretamente relacionadas com quem você é, quer você queira ou não. Afinal, as roupas e adornos que você escolhe colocar são uma forma de expressão, uma vitrine para toda a sociedade.  

Ou seja, suas roupas conseguem transmitir muito da sua personalidade, humor, status e preferência musical. Até mesmo seu amor pelos pets pode ficar claro para os pedestres que acabaram de cruzar com você na calçada.  

Portanto, antes de sair de casa da próxima vez, lembre-se que sua maneira de se vestir pode dizer muito sobre quem você é. 

Mas então, devo seguir a moda? 

A resposta para essa questão é muito pessoal. As tendências ditadas pela moda são excelentes ferramentas para quem está buscando criar seu estilo próprio e transmitir através de vestimentas, a sua personalidade. Mas, para isso, você deve primeiramente identificar quais características compõem o seu perfil, encontrar os atributos que constituem a sua individualidade e quais desses itens você pretende transmitir por meio da moda.   

Por exemplo, pessoas tímidas que desejam transmitir uma imagem discreta e recatada podem investir em visuais compostos por tons neutros e peças mais básicas, buscando na moda quais cores estão em alta no momento e os principais tecidos da estação. Enquanto pessoas que desejam transmitir um ar de poder, podem usar a moda para encontrar peças originais e exclusivas que chamem atenção e elevem o visual.  

Pretende usar a influência da moda a seu favor e não sabe por onde começar? Então pesquise tendências e a maneira que elas são colocadas em prática tanto nas passarelas quanto por personalidades da área.

Por outro lado, muitas pessoas podem se sentir desconfortáveis ao seguir as tendências ditadas por fashionistas. Os motivos podem ser distintos, desde não se sentirem representadas pelos modelos até não se identificarem com os tecidos, cores e estampas dos manequins. Mas seja qual for a razão, é importante entender que não há necessidade alguma em se prender à moda ou a determinadas marcas em detrimento de seu bem-estar.  

Outro ponto que deve ser destacado é o consumo desenfreado, muitas vezes incentivado pelo popular modelo fast fashion. Nele, tendências de moda são oferecidas com um custo reduzido, porém com baixa qualidade e pouca expressão. Seguindo esse padrão, você corre o risco de perder a sua originalidade, além de contribuir para uma produção que muitas vezes prejudica o meio ambiente e utiliza mão de obra pouco remunerada. 

Moda vs convicções 

Outro ponto importante a analisar quando o assunto é a influência que a moda deve exercer em nossas vidas, é a maneira com que as marcas agem e se posicionam em relação a valores importantes para o seu dia a dia.  

Por exemplo, se você é comprometida com causas ecológicas, observe como as empresas que você consome contribuem para o cuidado com o meio ambiente. Portanto, fique atenta ao uso de materiais sustentáveis e outras medidas ecológicas. 

Para quem não abre mão do respeito a causas sociais, por exemplos, é importante verificar se as marcas escolhidas oferecem condições de trabalho dignas e salários justos aos seus funcionários. Dessa forma, você garante que a moda que você consome está de acordo com os seus valores e convicções.  

Encontre o seu estilo 

Para compreender o quanto a moda irá influenciar a sua vida, é importante identificar qual o seu verdadeiro estilo. Para isso, confira algumas dicas: 

  • Conheça as tendências da moda, mas não seja refém de nenhuma delas; 
  • Mais do que roupas, invista também em acessórios que te façam sentir linda; 
  • Não sabe por onde começar? Escolha uma peça por vez! 
  • Não use nada que te faça sentir insegura ou desconfortável; 
  • A opinião mais importante é a sua! 

Gostou de conhecer mais sobre como a moda pode influenciar a sua vida? Então deixe seu comentário contando qual a importância do mundo fashion no seu dia a dia.  Para conferir mais materiais como este, continue acompanhando o blog da Novah!  

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *