Estilo de vida

Cuidado da mulher: a importância do equilíbrio para o bem-estar

Aquilo que é importante no cuidado da mulher é bastante relativo, e pode variar dependendo do perfil da pessoa. Mas uma coisa é fato: em todos os casos ele envolve uma atenção de dentro pra fora, e engloba a saúde do corpo, da mente e da alma.

Cuidado da Mulher

            Dessa maneira, cabe a cada uma de nós encontrar hábitos que nos façam bem para colocar em prática. E é claro que, na realidade da pandemia, também é nossa responsabilidade repensar maneiras para não deixar estes cuidados de lado. Os desafios são muitos, e é muito comum que algum dos aspectos fique esquecido enquanto estamos em busca do equilíbrio. Entretanto, não podemos nos acomodar e precisamos estar na constante busca pela melhor maneira de viver.

Tudo tem um ônus e um bônus. O que isso significa?

            Ao falar da nova realidade que a pandemia nos fez enfrentar recentemente, é muito comum pensarmos primeiro em tudo o que ela “tirou de nós”. Só que mudar nossa perspectiva pode ser o primeiro passo para o cuidado da mulher com a saúde mental, ao atentarmos aos pontos positivos que podemos extrair de tudo isso. É a diferença entre o copo “meio cheio” ou “meio vazio”.

            Apesar da adaptação e da mudança ser sempre desafiadora, passamos a ter mais tempo com a família, otimizamos nossa rotina de trabalho, convivemos mais com nós mesmas e tivemos que aprender a ver beleza em nosso dia a dia. Um chazinho antes de dormir, um jantar feito em casa, um final de semana no Netflix, reunir lazer e atividade física, um banho relaxante depois de uma jornada cansativa. Nos reinventamos dia após dia e aprendemos a nos mimar com simples gestos, que durante uma longa fase de nossas vidas passaram despercebidos.

            Tantas preocupações em nos mantermos seguros aumentou muito a nossa autocobrança, e também nos fez sentir ainda mais responsáveis pelas pessoas ao nosso redor. Nossos filhos, companheiros, pais, funcionários ou até mesmo desconhecidos. Uma realidade muito difícil de enfrentar, mas que nos conscientizou pela necessidade de encontrar o tão falado equilíbrio e, ainda, exercitar a empatia.

Cuidado da mulher: quais os principais pontos de atenção?

Chegamos a soar repetitivos quando o assunto é a busca pelo equilíbrio. Porém, é inevitável falarmos deste assunto uma vez que ele é o principal e, talvez, o mais difícil. Compensar nossas dores e fraquezas em algo que já somos fortes acontece muito, e não podemos nos culpar por isso: é natural do ser humano. Ao mesmo tempo, tentar melhorar é o primeiro passo e, ao fazê-lo, já não estamos mais no mesmo lugar. Valorize suas pequenas vitórias.

            Lembre-se da premissa de que “quem quer arruma um jeito, quem não quer arruma uma desculpa”. Encontre a sua própria maneira de cuidar de você. Inspirar-se nos outros é uma ótima ideia, mas tentar fazer igual pode ser um grande deslize: cada um tem a sua realidade, os seus problemas, suas condições. Respeite seu tempo.

            Ter uma alimentação equilibrada e praticar atividades físicas é fundamental, e não associe esta ideia ao culto ao corpo ou ao extremismo, à restrição. Busque reduzir o consumo de industrializados, inserir hábitos mais saudáveis de modo geral e encontre paixão ao entender que cuidar de si é um ato de amor. Sinta-se bem consigo mesma, para aí então poder dedicar seus cuidados às pessoas ao seu redor.

            Meditação, oração, reflexão, silêncio. Tudo isso faz parte de mergulhar no seu eu interior e dar a você a atenção que você merece. Descubra qual a melhor estratégia para você e organize seu tempo para não se deixar de lado. Aprecie cada detalhe da sua vida e seja grata por cada dia: a felicidade é o caminho, e não somente o destino final.

Você também pode gostar...

4 comentários

  1. […] segura de si. Não se abalar com julgamentos. Acima de tudo ser uma boa companhia para você mesma, cuidar do seu interior e exterior, embora esteja sempre aberta para compartilhar experiências com pessoas ao seu […]

    1. Novah Beauty Care says:

      Obrigado pelo seu comentário. A Novah é uma marca de cosméticos que lança sua loja online no próximo mês de dezembro. Envie para nós seu email para mantermos contato e deixarmos você a par de nossos materiais e produtos. Temos a certeza de que vai gostar. contato@novahcosmetics.com.

  2. […] tempo do seu dia para cuidar de você. Sua mente, seu coração, mas também sua pele, suas roupas, seu cabelo… e não somente por […]

    1. Novah Beauty Care says:

      Obrigado pelo seu comentário. A Novah é uma marca de cosméticos que lança sua loja online no próximo mês de dezembro. Envie para nós seu email para mantermos contato e deixarmos você a par de nossos materiais e produtos. Temos a certeza de que vai gostar. contato@novahcosmetics.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *