Estilo de vida

Como cuidar da família sem descuidar de si mesma

Viver para a família é uma escolha que muitas mulheres têm feito. Porém, isso não significa que elas deixem de pensar nelas mesmas. O segredo está em equilibrar ambas as situações. Afinal, ter tempo para cuidar da família e ainda preocupar-se com o próprio bem-estar é um desafio. 

Cuidar da família

Mas fique tranquila. Existem várias maneiras de balancear essas questões e nós vamos te dar algumas dicas a seguir. Confira:

Pense em refeições saudáveis para todos

Quando a família se alimenta bem junta fica mais fácil de manter hábitos saudáveis. Este é um caso em que o esforço para trazer o melhor para a sua família resulta num benefício para você mesma. Dê preferência às frutas, verduras e legumes cozidos e deixe à disposição para aquelas horas de fome. É uma questão de costume. 

E não é preciso alterar o cardápio completo da família de uma hora para outra. Tente substituir aos poucos chocolates e doces industrializados por salada de frutas e refrigerantes por sucos naturais. O mesmo vale para as principais refeições do dia. Se você e sua família estão acostumados a ingerir muitos alimentos ricos em gordura e frituras, faça algumas alterações de ingredientes-chaves. Opte por carnes magras, como peito de frango, e altere acompanhamentos como batata frita por legumes grelhados.

Não tenha medo de explorar sabores até encontrar alimentos mais saudáveis que sejam do agrado de todos.  Assim, vocês não perdem em sabor e ganham muito em vitaminas e saúde para sua família.

Cuidar da família até durante a noite

Ao comentarmos sobre a saúde da família, não estamos falando apenas da alimentação. Assim como uma dieta balanceada e exercícios físicos, a hora do descanso também é importante em todas as etapas da vida. Diversos estudos indicam que dormir bem não apenas aumenta a disposição e melhora o metabolismo como também ajuda a prevenir doenças crônicas.

A quantidade de sono ideal por noite varia de acordo com a faixa etária. Enquanto adultos precisam dormir entre 7 e 9 horas de sono, crianças e adolescentes devem descansar por mais tempo diariamente. Confira os números indicados pelos especialistas da National Sleep Foundation, um instituto de pesquisa sem fins lucrativos dos Estados Unidos:

Crianças pequenas (1-2 anos): entre 11 e 14 horas. Não é indicado dormir menos de 9 horas nem mais de 15 horas.

Crianças em idade pré-escolar (3-5 anos): entre 10 e 13 horas. Não é ideal que o sono dure menos de 7 horas nem mais de 12 horas.

Crianças em idade escolar (6-13 anos): entre 9 e 11 horas.

Adolescentes (14-17 anos): em torno de 10 horas por dia.

Adultos (18-64 anos): entre 7 e 9 horas. Não se aconselha dormir menos de 6 horas ou mais do que 10 horas.

Idosos (65 anos ou mais): de 7 a 8 horas por dia.

Para que vocês consigam seguir este cronograma, o mais indicado é ter um horário fixo para dormir, principalmente se você tiver filhos em idade escolar. Entretanto, estabelecer uma rotina de dormir também é indicado para adultos. 

Organize as finanças da família

Cuidar da família também significa estar com as contas da casa em dia. Independentemente se você possui um trabalho remunerado ou não, é interessante ter algum tipo de controle entre a renda (salário) dos membros da família e os gastos fixos (custos) mensais. 

Há diversas formas de fazer isso. Caso você se dê bem com a tecnologia, pode baixar aplicativos que auxiliam nessa organização financeira. Outra alternativa é montar planilhas em programas de computador como o Microsoft Excel ou similares. Vale até o bom e velho caderninho, caso prefira anotar essas informações à mão mesmo.

Desta forma, você e sua família têm uma visão muito mais clara do orçamento doméstico, podendo enxergar em quais campos está havendo um gasto excessivo e quais despesas podem ser cortadas. É uma maneira de cuidar da família, entendendo as necessidades de cada um e conseguindo organizar melhor as prioridades financeiras da casa.

Divida as tarefas da casa

Por fim, vale a pena criar uma rotina de divisão de tarefas domésticas com todos. Mesmo que vocês contem com a ajuda de uma empregada doméstica ou diarista, é possível ensinar responsabilidades aos pequenos de diversas maneiras. Por que não criar uma escala entre as crianças para lavar a louça, por exemplo?

Além disso, tarefas simples como arrumar a cama ou limpar o quarto podem ser incentivadas entre seus filhos, sejam meninos ou meninas. Ademais, essas atividades levam algum tempo para serem realizadas, e você consegue se concentrar naquelas mais difíceis e demoradas.

O mesmo se aplica à divisão de tarefas entre você e seu marido. Hoje em dia, muitas mulheres trabalham, e não seria justo colocar todas as tarefas domésticas sob responsabilidade feminina, certo? Um recente estudo até mostrou que casais que dividem essas atividades do lar são mais felizes!

E você, o que tem feito para cuidar da família e de si mesma? Gostou das nossas dicas? Deixe sua opinião nos comentários.

Você também pode gostar...

4 comentários

  1. Inês Lermem Welter says:

    Bom dia…Sim sou solteira tenho um filho .. A minha vida e fazer o bem aos outros … Este ano passou só ano que vem vou ver trabalho. Não precisa ser na minha cidade pode ser outra cidade quero me dedicar fazer o bem aos outros….
    E viver minha feliz… Foi Deus que me chamou para entrar no grupo PADRE FÁBIO DE MELO… Bom Dia 💖🌹 Amém….
    .

    1. Novah Beauty Care says:

      Inês, obrigado por seu comentário. A Novah é uma marca de cosméticos que pode gerar a oportunidade que você deseja de trabalho. Vamos lançar o e-commerce no próximo mês de dezembro. É um negócio que pode ser uma oportunidade de ter a tua propria microfranquia. Entre em contato conosco em l.belletti@novahcosmetics.com, para saber mais.

  2. Oi,sou mãe de dias crianças maravilhosas. E sempre bom saber ou aprender aquilo que achamos que não sabemos. Esse site me aguçou a querer saber mais e a aprender . Cuidando da família sem se esquecer de si. Gostei

    1. Sandra, obrigado pelo seu comentário. A Novah é uma marca de cosméticos que lança sua loja online no próximo mês de dezembro. Estamos empenhados em ir além de bons produtos e cultivar valores excelentes, por isto temos este blog para conversar contigo sobre vida, estilo, bons hábitos e cuidados pessoais. Conte com a gente! Envie para nós seu email para mantermos contato e deixarmos você a par de nossos materiais e produtos. Temos a certeza de que vai gostar. contato@novahcosmetics.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *