Estilo de vida

Aprenda a equilibrar sua vida pessoal e profissional

Saiba como gerenciar sua vida pessoal e profissional com estabilidade e clareza

Conciliar sua vida pessoal e profissional não é uma tarefa simples: filhos, marido, chefe, gerente, amigos, tarefas domésticas e metas da empresa, fazem parte dessa equação bastante atribulada.

vida pessoal e profissional

Mas compreender como alcançar o equilíbrio nas mais diversas áreas do seu dia a dia não precisa ser motivo para preocupação. Confira a seguir algumas dicas que preparamos para te ajudar nessa tarefa.

Separe um tempo só para você

Reservar horários durante a semana para fazer o que você gosta, praticar hobbies e se autodescobrir é fundamental. Dessa forma, você irá se manter motivada para conquistar seus objetivos na vida pessoal e profissional.

Portanto, agende um espaço na sua agenda apenas para você, recarregue as baterias e melhore o seu desempenho.

Adote planejamentos para a sua vida pessoal e profissional

Compreender e planejar a sua rotina é essencial para conquistar o tão almejado equilíbrio. Registre seus principais afazeres e contabilize as horas investidas em diferentes tarefas, dessa forma você saberá como o seu tempo está sendo gasto. Esse conhecimento é útil para que você compreenda quais mudanças devem ser feitas na sua rotina e identificar o que está exigindo uma maior demanda do seu tempo.

Outro benefício do planejamento é evitar possíveis atrasos e os clássicos “furos”. Com todos os compromissos listados, você tem uma visão semanal e diária clara, sem correr o risco de lembrar daquela consulta com o dentista quando já está atrasada.

Mas não se preocupe, você não precisa ser mestre em organização para adotar um planejamento eficiente. Com o auxílio de plataformas, sites especializados e aplicativos você verá que essa tarefa é mais simples do que parece.

No entanto, se você não é adepta do mundo 100% digital, adote uma agenda tradicional ou um planner de mesa e invista em adesivos e canetas coloridas que tornarão esse momento mais divertido.

Aprenda a delegar funções e melhore sua vida pessoal e profissional

Ser competente na sua vida profissional exige elencar prioridades e saber passar tarefas menos importantes para outras pessoas. Seus colegas de trabalho ou subordinados podem até mesmo se sentirem mais valorizados por essa confiança.

Ao fazer essa escolha você tem mais tempo para se dedicar as funções mais importantes e ainda contribui para um ambiente de trabalho mais harmonioso e dinâmico.

Por fim, lembre-se que delegar não significa abrir mão de algo, mas sim deixar a tarefa escolhida para uma pessoa de confiança.

Não se esqueça das atividades físicas

Praticar esportes ou exercícios físicos regularmente também contribui muito para a sua vida pessoal e profissional. Desta forma é possível cuidar da saúde e melhorar sua disposição para encarar a rotina.

Ademais, cuidar do seu corpo é uma excelente maneira de melhorar sua autoestima e autoconfiança.

Aproveite os seus percursos

Utiliza o metrô, ônibus ou algum meio de transporte público para o trabalho? Vai de carona ou pede um carro de aplicativo para as reuniões? Então as suas idas e vindas diárias podem ser decisivas para manter as tarefas sob controle.

Para aproveitar esses momentos, existem algumas alternativas:

  • Use o tempo para ler aquele livro que está parado na sua cabeceira ou os e-mails que estão enchendo a sua caixa de entrada;
  • Dedique esse momento para responder as conversas em aplicativos de mensagens e para entrar em contato com aqueles amigos que não estão mais tão presentes no seu dia a dia;
  • Faça um planejamento rápido do seu dia usando aplicativos de uso simplificado;
  • Lembrou daquele item de higiene que está em falta no seu banheiro? Aproveite os apps de compras em mercados e farmácias para agilizar essa pendência.

Caso você more próxima ao seu trabalho, uma ótima alternativa é usar a bicicleta para fazer esse percurso ou adotar a corrida em alguns dias da semana. Dessa forma, além de cuidar da sua saúde, você economiza um tempo precioso que seria gasto em academias.

Divida as tarefas dentro de casa

Quer ter mais tempo para se dedicar à sua vida pessoal e profissional? Então você precisa dividir as tarefas caseiras com os demais moradores.

Por isso, combine com seus familiares uma programação de limpeza diluída por toda a semana. Assim, cada um pode contribuir com algum afazer todos os dias, sem deixar acumular tudo para o final de semana. Afinal, descansar também é preciso, não é mesmo?

Encontro marcado com os amigos

Na disputa entre família, trabalho e amizades, os amigos normalmente são deixados de lado, não é mesmo?

Para evitar que você se afaste dessas pessoas tão importantes, uma ótima dica é ter um dia reservado para esse encontro. Por exemplo, toda última sexta-feira do mês pode ser dedicada para um jantar com um grupo de amigos, uma ida ao cinema, happy hour ou qualquer outra atividade que fortalecerá esse laço.

Assim, você conseguirá manter as pessoas que ama por perto e ainda cultivará momentos que irão contribuir para um psicológico mais saudável.

Para uma vida pessoal e profissional plena, é preciso cuidar da sua mente

Compreender as suas necessidades, planos e objetivos e entender os possíveis motivos das suas tristezas e desavenças fará uma grande diferença para o controle da sua rotina e da sua vida pessoal e profissional.

Uma excelente maneira de dominar esses conhecimentos é aderir a terapia. Encontros semanais ou quinzenais com o seu psicólogo auxiliarão nas mais diversas áreas da sua vida, ajudando a identificar possíveis causadores de problemas e solucioná-los. Além disso, saber reconhecer suas forças e limitações farão de você uma pessoa cada vez mais preparada para o mundo ao seu redor.

Se a sua agenda está com tempo contado para uma nova atividade, lembre-se que a terapia pode ser feita em ambiente online, dessa forma você economiza tempo de deslocamento e consegue encaixar o horário em pequenas brechas da sua rotina. Como você está cuidando da sua vida pessoal e profissional? O equilíbrio está reinando ou são necessários alguns ajustes na rotina? Conte para a gente nos comentários abaixo. Vamos adorar receber a sua mensagem.

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *