Estilo de vida

Amizade boa é aquela que te faz bem

Amizade boa não é aquela que concorda com você em tudo, ou com uma personalidade muito parecida com a sua. Amizade boa está mais para aquela que permita que você seja você mesmo, sem nunca deixar de buscar sua melhor versão.

amizade boa

Mesmo na discordância, é aquela que respeita o seu ponto de vista mas sabe colocar na balança outros argumentos, abrindo sua mente para um mundo de possibilidades.

Bons amigos nos fazem crescer. E isso não significa, ainda, que estejam por perto 24 horas por dia, 365 dias por ano. São aqueles que se fazem presentes e ao invés de nó, tem com você um laço. Amizade é deixar ir sabendo que sempre haverá para onde voltar, é escolher ficar mesmo diante da distância.

Como identificar uma amizade boa

Quando você lembra de momentos marcantes da sua história, quem estava lá com você? Ou ainda, quando você vive sozinho suas experiências, com quem tem vontade de compartilhar? São algumas das pistas para identificar uma amizade boa para a sua vida.

Até porque se você olhar para trás e se ver vivendo tudo somente com uma pessoa, vale refletir se ela realmente faz bem para você e te permite ser livre para outros relacionamentos.

Isso porque ciúme, o sentimento de posse e até mesmo a dependência emocional não são coisas que acontecem somente em relacionamentos amorosos. Então mais uma vez, como já falamos por aqui outras vezes, é necessário buscar pelo equilíbrio.

E por falar em equilíbrio, bons amigos são aqueles que confiam em você para contar coisas da vida, mas também sabem ouvir sobre a sua. Reciprocidade também vale ser mencionada, pois de nada adianta confiar em lugares em que não há mútua confiança.

Existem ainda pessoas que aparentemente querem te ver feliz, mas nunca mais felizes do que elas mesmas. Relações em que podemos sentir uma competitividade, ou em que existe aquela vontade obsessiva de realizar tudo aquilo que você realiza, podem não ser saudáveis.

A importância de ser você mesmo

Se existe algo fundamental em uma amizade boa é que ela aceite você como você é, e para que te faça bem você não deve jamais se sentir pressionado a ser diferente. Claro que uma coisa é ouvir conselhos, saber que às vezes estamos errados, que precisamos ser resilientes.

Mas fingir gostar de algo só porque o outro gosta, ir a um lugar só porque todos estão indo? Isso não faz de você o amigo ideal. Saber se posicionar e estar ao lado de quem respeita sua essência e seu posicionamento: isso sim é realmente importante.

Caso tenha alguma dúvida de que pensar diferente também te faz incrível, busque se lembrar de episódios em que alguém chamou sua atenção exatamente por “remar contra a maré”. A conexão entre pessoas muitas vezes realmente se dá pelos opostos, por sabermos que com ele temos muito a aprender.

Escolha seu próprio caminho e encontre aqueles que querem seguir essa rota ao seu lado. Aqueles que às vezes, mesmo sem concordar, irão adorar dar aquele “empurrãozinho” pra você chegar mais longe – seja qual for a sua escolha.

Saber ser feliz sozinho

Aí você deve se perguntar o que um tópico desse tem a ver com uma boa amizade. E o fato é que tem mais relação do que você pode imaginar, pois pessoas bem resolvidas consigo mesmas tendem a ser melhores amigos.

Isso porque ter uma satisfação com sua própria vida faz com que as pessoas transmitam uma melhor energia e não acreditem que a felicidade delas dependa de você.

Quando falta a confiança em si mesmo é comum que busquem do lado de fora respostas que deveriam ser encontradas do lado de dentro, o que pode gerar frustração tanto com o outro quanto consigo mesmo.

É a necessidade de saber caminhar com as próprias pernas – e ter amizades que também entendam o quanto isso é importante, sem esquecer que quando realmente necessário, sempre terão com quem contar.

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *