Estilo de vida

Alimentação e beleza tem tudo a ver

A alimentação correta pode contribuir para a beleza dos seus cabelos, pele e unhas. Saiba mais a seguir.

Atualmente são inúmeras as opções de tratamentos disponíveis nas clínicas de estéticas que contribuem para a beleza do seu corpo. São novos peelings, esfoliações e tecnologias que surgem diariamente com ótimos resultados e vantagens para o seu visual.

Mas você sabia que o cuidado com a aparência também pode estar ao alcance das suas mãos, ou melhor, da sua boca? Com a alimentação correta, você poderá conquistar resultados ainda mais incríveis e complementar seus tratamentos de beleza.

Quer saber mais sobre o assunto? Então confira o material especial que preparamos abaixo.

alimentação e beleza

O que você precisa saber sobre alimentação e beleza

Como você deve imaginar, investir em uma alimentação rica e nutritiva é fundamental para garantir a saúde e o visual desejado. Afinal, através de um cardápio saudável é possível reduzir a oleosidade da pele, melhorar o funcionamento do sistema imunológico e combater problemas como rugas e marcas de expressão.

Por exemplo, investir em uma dieta rica em fibras, vitaminas, sais minerais e antioxidantes deixará sua pele muito mais bela. Isso porque, essas substâncias também são a base de cosméticos como cremes e hidratantes. Portanto, ao agir em conjunto com esses produtos, os alimentos contribuem organicamente para potencializar os resultados que você deseja.

Alimentação e beleza na sua mesa

Para você ficar ainda mais bela e saudável é preciso enriquecer o seu cardápio. Pensando nisso, nós separamos algumas sugestões para compor a sua dieta, confira:

1. Frutos do mar

Os frutos do mar podem contribuir de diversas formas para a sua beleza. Ricos em zinco e minerais essenciais, eles proporcionam diversos benefícios para a sua pele. Dentre os principais estão o controle da oleosidade, o combate da acne, a ação cicatrizante e anti-inflamatória.

Além disso, os frutos do mar também são eficazes no cuidado com o cabelo. Eles deixam os fios mais macios, brilhantes e resistentes.

2. Coco

Popular em todo o Brasil, o coco oferece diversos benefícios para a beleza, especialmente quando consumido nas formas de leite e óleo.

O leite de coco conta com cálcio, selênio, magnésio, fósforo, ferro, potássio, cobre, zinco e manganês, além de vitaminas C, B1, B3, B5 e B6. Todas essas substâncias adicionam ainda mais vitalidade para os cabelos e para a pele. Além disso, o ingrediente também ajuda a proteger a pele contra os efeitos da radiação solar.

Rico em ácidos graxos e vitamina E, o óleo de coco ajuda a manter a hidratação da pele, a reconstruir os fios de cabelo e a fortalecer as unhas.

3. Chia, girassol e outras sementes

Com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, adicionar sementes de chia e linhaça na sua alimentação contribui diretamente para a beleza da sua pele. Outro benefício desses alimentos é o combate ao envelhecimento precoce da pele.

Por outro lado, as sementes de abóbora são eficientes no controle da queda de cabelo, uma vez que contam com ferro e L-lisina. Enquanto isso, as sementes de girassol tem ação antioxidante na pele.

4. Batata doce

Capaz de reduzir os danos às células da pele, a batata doce é uma grande aliada para a sua beleza. Isso porque o alimento conta com betacaroteno, substância capaz de combater os radicais livres.

Ou seja, adicionar o tubérculo em sua dieta ajuda a prevenir a obstrução dos poros e a combater os sinais do envelhecimento.

5. Wasabi

Apreciado na culinária japonesa, o wasabi também traz benefícios para sua saúde e beleza. Isso porque, ajuda a combater fungos e micróbios, além de possuir elevado teor de vitamina C.

Além disso, a raiz ajuda a inibir a liberação de radicais livres na pele e também é eficaz contra o envelhecimento precoce.

Por fim, o wasabi contribui com a absorção de ferro no organismo, mineral fundamental para prevenir problemas de saúde, como a anemia.

6. Mamão

Quer uma pele mais hidratada e firme? Então adicione porções de mamão à sua alimentação. Grande aliada da beleza, a fruta conta com as vitaminas A e C, o potássio e o magnésio em sua composição. Além da enzima papaína, responsável pela renovação celular e diminuição da acne.

7. Frutas vermelhas

Deliciosas e populares, as frutas vermelhas, quando incluídas na alimentação, são as responsáveis por um up na beleza. Os morangos, as amoras, os mirtilos, as cerejas e as framboesas são frutas ricas em antioxidantes, vitamina C e fibras.

Entre seus principais benefícios estão: unhas mais fortes e amolecimento das cutículas, cabelos brilhantes com crescimento saudável, maior elasticidade da pele e diminuição das marcas de expressão.

Além de todos esses benefícios para a sua estética, as frutas vermelhas também contribuem para o combate a alergias e a inflamações na pele.

8. Gengibre

Essa raiz também é sua aliada quando o assunto é estética e beleza.

Além de contribuir para o bom funcionamento do intestino, o gengibre, rico em vitaminas B6 e C, colabora não apenas para o aumento da luminosidade como também para a desinflamação da pele.

Ademais, a raiz é capaz de aumentar a temperatura corporal e auxiliar na diminuição de medidas ao contribuir para a queima de calorias.

9. Cenoura 

Quando o assunto é alimentação e beleza, as cenouras não podem ficar de fora. Assim como a batata doce, o alimento é rico em betacarotenos e também conta com altos níveis de vitamina A.

Para a pele, a cenoura contribui para o aumento da hidratação e da elasticidade, além de favorecer a manutenção do bronzeado. Aliás, consumir a raiz ajuda também no fortalecimento e no crescimento das unhas. Já para os cabelos, o alimento diminui a queda dos fios e proporciona mais brilho e maciez.

Para finalizar, o vegetal é um grande aliado da sua visão. De acordo com estudos, a cenoura ajuda a prevenir doenças como a catarata e a degeneração macular.

Agora que você já sabe mais sobre alimentação e beleza, aproveite para enriquecer o seu cardápio e se sentir ainda mais linda. Conte para a gente nos comentários qual é o seu alimento favorito, que colabora para a sua beleza.

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *