Estilo de vida

A energia dos alimentos e o seu dia a dia

Confira como a energia dos alimentos pode tornar a sua vida mais ativa e funcional  

Encontrar a disposição que você precisa para encarar a rotina é sempre uma ótima ideia. Ainda mais se ela vier com a ajuda de deliciosos itens no seu cardápio, não é mesmo?

Para você enriquecer sua dieta e garantir aquela energia que tanto precisa, preparamos o seguinte material. Confira! 

A energia dos alimentos 

Para um funcionamento adequado, nosso organismo precisa de energia, afinal, é ela a responsável pela disposição e força necessárias para as atividades do dia a dia. Mas você já parou para pensar sobre qual a fonte de toda essa energia? Se a sua resposta foi “os nutrientes provenientes dos alimentos”, você está certa!  

Carboidratos e proteínas são algumas das substâncias obtidas a partir da sua alimentação que farão a diferença na disposição para as mais diversas tarefas. 

As famosas calorias 

Tratadas muitas vezes como vilãs, as calorias são nada mais, nada menos, que a unidade de medida utilizada para mensurar a energia originada por cada alimento, podendo ser proteína, gordura e carboidrato. É indicado que cada indivíduo consuma diariamente cerca de 30 calorias por quilo do seu peso.  

Ou seja, o segredo para um organismo robusto e cheio de disposição é o consumo de alimentos variados e uma dieta balanceada. 

energia dos alimentos

O destino da energia dos alimentos 

Segundo dados publicados pela Universidade de Notre Dame, localizada em Indiana nos Estados Unidos, a energia produzida pelo corpo é distribuída para os órgãos na seguinte proporção: 7% é dedicado ao coração, 19% ao cérebro; 27% para o baço e o fígado; 10% para os rins; 18% aos músculos esqueléticos e 19% para o restante do corpo.  

Confira a seguir alguns dos alimentos que irão contribuir para um dia a dia com mais disposição e vivacidade: 

Açaí 

É claro que uma das frutas mais brasileiras não poderia ficar de fora dessa lista especial. Isso porque o açaí é rico em carboidratos e fornece energia de sobra para você encarar o dia.   

Além disso, a fruta contém vitaminas C, B1, B2 e antioxidantes que garantem o bom funcionamento do organismo. 

Para fechar com chave de ouro, o açaí também é rico em gorduras insaturadas, que contribuem para o controle do colesterol e da pressão arterial. Portanto, sempre que possível, inclua essa fruta na sua dieta.

Aveia integral 

Esse delicioso cereal é um dos melhores alimentos quando o assunto é energia. Graças aos seus carboidratos de baixo índice glicêmico, a aveia fornece o gás que seu corpo precisa sem causar picos de liberação de insulina.  

Para complementar, o cereal também é fonte de vitaminas do complexo B, que ajuda no ganho de massa muscular e na proteção da pele.  

Mel 

Composto pelos carboidratos frutose e glicose, o mel oferece uma verdadeira explosão de energia para o seu organismo. Além disso, o alimento é fonte de importantes minerais como o cálcio, o enxofre, o fósforo, o magnésio e o potássio e das vitaminas C e do complexo B. 

Portanto, graças a essa combinação de elementos, o mel contribui para aumentar a sua disposição e dar um basta na fadiga. 

Banana 

Rica em potássio, a banana ajuda a prevenir a fraqueza muscular e as indesejadas câimbras. Por consequência, ao elevar os níveis desse mineral no organismo, a fruta ajuda a combater a apatia mental e a fadiga. 

Além disso, a banana é uma grande aliada na regulação do sono e do humor. Estudos revelam que a fruta ainda auxilia no aumento da sensação de saciedade. 

Oleaginosas 

Amêndoas, castanhas e nozes também são excelentes opções para aumentar a sua energia e disposição. Isso porque essas oleaginosas são ricas em cobre, selênio e magnésio, minerais que contribuem para melhorar a produção de energia no seu corpo.  

Por fim, as oleaginosas também contribuem para o bom funcionamento da memória e ajudam a diminuir o estresse. 

Guaraná 

Esse poderoso estimulante natural também não poderia ficar de fora de nossa lista.  

O guaraná é uma fruta oriunda da região Norte e pode ser encontrada em todo o país, principalmente sob a forma de pó. Nessa forma, pode ser adicionado em sucos e vitaminas para levar mais energia para a sua rotina. 

Chocolate com alto teor de cacau 

Chocolates amargos, com porcentagem superior a 70% de cacau também ajudam a aumentar sua disposição. Isso porque são ricos em teobromina, um estimulante com ação similar a da cafeína.  

Além disso, contém flavonoides que favorecem a oxigenação do organismo e ajudam a manter o seu corpo alerta. 

Folhas verde escuras 

Incluir itens como agrião, alface, chicória, couve, espinafre e rúcula em seu cardápio é uma ótima ideia. Isso porque elas são repletas de vitaminas, minerais e proteínas vegetais que fornecem energia para o organismo.  

Ademais, as folhas verde escuras também contêm antioxidantes que ajudam a retardar o envelhecimento do corpo. 

Pipoca 

Grande parceira dos filmes e séries, a pipoca também ajuda a melhorar sua disposição. Por ser um alimento repleto de fibras, ela ajuda seu corpo a poupar a energia que seria gasta durante a digestão. 

Portanto, inclua uma pipoquinha em seu cardápio de vez em quando e aproveite seus benefícios. 

Ovo 

O ovo está cheio de nutrientes que garantem ao corpo a disposição e energia que você precisa. Se possível, opte pela versão cozida do alimento ou evite exagerar no uso do óleo em seu preparo.

Gostou de conhecer mais sobre a energia dos alimentos e a maneira com que eles influenciam no funcionamento do seu organismo? Então continue acompanhando o blog da Novah para mais conteúdos como este.

Conhece mais algum alimento que contribui para uma vida com mais disposição? Então compartilhe a sua dica com a gente nos comentários abaixo.

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