Cosmética

Como escolher os melhores cosméticos?

São tantas opções nas gôndolas, vitrines e anúncios de pop up na internet que muitas vezes ficamos sem saber como escolher os melhores cosméticos.

A primeira dica importante é considerar o que você realmente precisa no momento e o que gostaria que o cosmético fizesse por você. Procura por um perfume marcante que deixe rastro por onde passa? Ou uma perfumação para ser sentida quando se aproximam de você? Busca um efeito de hidratação, maciez, esfoliação ou uma ação antiaging?

Uma vez que suas prioridades estejam bem definidas, leia as informações técnicas oferecidas pelos fabricantes nos textos dos rótulos e nas descrições da embalagem. São informações que precisam ser comprovadas por testes para serem adicionadas aos melhores cosméticos.

Enquanto verifica essas informações, confira também se a fabricante tem o número de registro no órgão sanitário competente: a ANVISA. Isso te ajuda a escolher uma empresa responsável.

Sempre que possível, teste o produto cosmético – eu amoooo! Caso não seja possível, atente para a descrição técnica e siga sua intuição para definir a melhor escolha. Observe se aquela cor combina com você e se a embalagem é prática para a sua rotina.

Escolher a fragrância que mais te agrada a partir da sua descrição numa loja virtual por exemplo, é mais complicado – é verdade, mas experimente fazer um exercício de imaginação e procure construir em sua mente uma memória olfativa a partir das palavras utilizadas na descrição. Os melhores cosméticos oferecem descrições que remetem a temas florais marcantes, bem como a outras lembranças universais e agradáveis, de forma semelhante ao que se propõe na Enologia.

Embora a opinião de experts ou de amigas tenha o seu valor, lembre-se que somos diferentes: para cada pele, para cada cabelo, há um cosmético ideal.

A experiência única do uso dos melhores cosméticos

Abrir a embalagem para usar um cosmético é sempre uma experiência satisfatória! Gera uma expectativa gostosa e uma sensação única.

Mesmo com todo esse lado emocional acionado, é importante conferir se a embalagem permite o contato com o produto de uma forma adequada e segura.

Institivamente, a primeira avaliação que fazemos é sentir a fragrância do produto na embalagem e na sequência perceber como o cheiro fica na pele e/ou no cabelo. Lembre-se que a fragrância tem as notas de saída que são sentidas nos primeiros minutos após a aplicação: é a sua primeira percepção do cheiro. Cerca de 15 minutos após a aplicação do produto cosmético, são percebidas as notas de corpo consideradas como o coração da fragrância, este cheiro você perceberá posteriormente por cerca de 2 horas. Depois serão percebidas as notas de fundo, que são compostas por substâncias químicas mais pesadas e demoram a se volatilizar. Portanto, trilhe este caminho intencionalmente e confira se você gosta da evolução olfativa da fragrância do seu cosmético. Às vezes, é super agradável no começo, mas no final, nem tanto.

A avaliação sensorial é importantíssima especialmente para creme e loções faciais e corporais. As sensações que nos ajudam a avaliar o cosmético devem responder às seguintes perguntas: É fácil e agradável aplicar o produto? Desliza bem sobre a pele e é  totalmente absorvido? Deixa um filme com toque macio, sedoso ou aveludado?

Após o uso do cosmético, verifique se a pele ou o cabelo ficou de acordo com as expectativas definidas no momento da escolha do produto. Se ficou perfumada, hidratada e macia.

Dê tempo ao tempo

Algumas expectativas, como por exemplo a ação de firmeza da pele, só podem ser percebidas após alguns dias de uso. A bioquímica da pele precisa ter o tempo natural de renovação celular e reconstrução da sustentação da matriz de colágeno para ser perceptível. Essas alterações, oferecidas pelos melhores cosméticos, acontecem de “dentro para fora“ e levam cerca de 28 dias.

Finalmente: experimentou e não gostou, tudo bem! Fica sempre um aprendizado. Procure memorizar claramente o que não gostou e continue lendo antes de comprar.

Se atendeu as expectativas e até melhor: superou? Enjoy!!! Aproveite e curta o seu tempo de autocuidado. Acredite e se aventure em experimentar coisas novas. Você irá se surpreender!

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *