Corpo

Cinco cuidados com o corpo na quarentena

Não é porque ainda estamos em quarentena que devemos deixar de lado os cuidados com o corpo, certo? Muito pelo contrário! O tempo extra em casa para quem pode trabalhar no modelo de home office oferece uma possibilidade de dar uma atenção ainda maior à saúde, seja realizando atividades físicas leves, se alimentando melhor ou hidratando-se com mais frequência.

Separamos 5 dicas de como você pode aproveitar o momento em que vivemos para continuar tomando conta de si própria, ou até mesmo intensificar esses cuidados com o corpo. E o mais legal de tudo: você pode se transformar em exemplo para seus familiares, amigos e colegas. Confira:

Cuidados com o corpo

1. Faça exercícios em casa

Para quem tinha o costume de frequentar academias, o período de isolamento social trouxe mais um incômodo, que foi o fechamento temporário desses locais. No entanto, você sabia que existem diversas atividades físicas que podem ser realizadas na sua própria casa, sem a necessidade de muito espaço e nem de equipamentos de ginástica?

É isso mesmo. Os chamados exercícios funcionais são capazes de ativar os mais diversos músculos utilizando apenas o peso do seu corpo ou contando com a ajuda de objetos facilmente encontrados em casa, como uma cadeira ou um cabo de vassoura.

Mesmo que você não tenha muita experiência com esse tipo de atividade, garantimos que vai se adaptar rapidinho. Existem diversos aplicativos ou vídeos disponíveis no YouTube com sugestões de treinos. Basta pesquisar um pouco até encontrar aquele que mais se encaixa ao seu perfil.

2. Tenha a companhia de alguém

Sabemos que ter disposição para manter uma rotina de exercícios durante a quarentena não é fácil, ainda mais nesta época do ano em que o frio é constante em alguns estados do país. Porém, uma forma de deixar esse momento mais prazeroso e dar um chega pra lá na preguiça é combinar de realizar essas atividades físicas com uma companhia.

Seja treinando alguma arte marcial, fazendo ioga ou um exercício aeróbico online, a presença de um companheiro pode aumentar seu ânimo e diminuir os riscos de desistir da prática logo nos primeiros dias. Que tal convidar seu/sua parceiro (a) para uma divertida aula de dança pelo computador? Ou combinar com as amigas uma videochamada para que todas pratiquem uma atividade física juntas?

3. Procure manter uma alimentação saudável

Tratar dos cuidados com o corpo também requer um olhar especial para os alimentos consumidos, visando sempre adotar uma dieta balanceada. Claro que você pode se render à praticidade de pedir alguma guloseima pelo delivery durante este período de pandemia. Mas essa deve ser a exceção, e não a regra.

E isso vale para a família inteira. Se seus filhos te veem comendo chocolate após cada refeição ou bebendo refrigerante todos os dias, entenderão que esses hábitos são comuns e aceitáveis. Consequentemente, começarão a fazer o mesmo.

Por isso, se esforce para ser um exemplo positivo: inclua vegetais, verduras e grãos em todas as refeições, prefira carnes magras, evite frituras e alimentos industrializados e fuja de bebidas açucaradas, como sucos prontos. 

4. Mantenha-se hidratada, sempre!

Falando em bebidas, a água deve ser sua fiel escudeira em todos os momentos da sua rotina, seja enquanto você trabalha, pratica exercícios físicos ou realiza outras atividades cotidianas. A hidratação é fundamental para manter a saúde em dia e os cuidados com o corpo, uma vez que diversos estudos indicam que beber bastante água traz diversos benefícios: aumenta a imunidade, combate acne, estria e celulite, retarda o envelhecimento da pele, melhora o funcionamento dos rins, regula o intestino, entre muitos outros.

Você já deve ter ouvido falar que o ideal é consumir cerca de 2 litros de água por dia, certo? É quase isso, pois a quantidade depende do peso corporal de cada um. Prepare a calculadora: recomenda-se ingerir 35 ml de água para cada quilo de massa. Ou seja, uma pessoa que pesa 50 quilos deve beber 1,75 litro (50 x 35 = 1.750 ml). Já quem possui 80 quilos precisa beber mais, cerca de 2,8 litros (80 x 35 = 2.800 ml).

5. Cuide da hidratação da sua pele

Por fim, não podemos deixar de lado o maior órgão do nosso corpo: a pele. A hidratação que comentamos acima também se aplica à cútis. O inverno é a época mais seca do ano em boa parte do país, o que aumenta os riscos da sua pele ficar ressecada. Para evitar que isso aconteça, aposte nos hidratantes, que devem ser aplicados no corpo inteiro após o banho, uma vez que aquele vaporzinho que fica no banheiro ajuda na penetração do creme.

E cuidado com a temperatura da água do chuveiro! Embora nos dias mais gelados pareça irresistível, o banho muito quente e demorado faz mal, pode danificar a pele ao retirar suas camadas protetoras naturais. Exagerar na hora de se ensaboar e ao usar buchas também não é recomendado e pode causar o mesmo problema.

E aí, gostou das nossas dicas? Com um pouco de disciplina e disposição, você consegue adequar a sua rotina e da sua família para incluir esses cuidados com o corpo durante a quarentena e garantir a saúde de todos! 

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